mamoplastia redutora
(ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS)
1. ANTES DA CIRURGIA (PRÉ-OPERATÓRIO)
– A partir da semana que antecede a cirurgia, é importante evitar o uso de medicamentos como aspirina (aas), anticoagulantes, antiinflamatórios, chás ou manipulados a base de ervas (ginkgo biloba…).
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas na semana que antecede a cirurgia.
– Em caso de medicações de uso contínuo, pergunte a dr. Rafael busatto, como proceder;
– No dia que antecede a cirurgia, o jejum começa a partir das 22h e é importante que a alimentação seja leve e sem consumo de bebidas alcoólicas, para que possa chegar sentindo-se bem ao hospital.
– A meia de compressão elástica, deve ser vestida no dia da cirurgia, ainda em casa, imediatamente antes de ir para o hospital
– O sutiã cirúrgico deverá ser levado para o hospital e deixado com o acompanhante, pois será utilizado no dia seguinte a cirurgia. É importante prova-lo antes da cirurgia.
– A alta hospitalar normalmente acontece na manhã do dia seguinte a cirurgia. Use as medicações nos horários prescritos e sempre siga as orientações médicas. Isso contribuirá para que obtenha um melhor resultado.
2. APÓS A CIRURGIA (PÓS-OPERATÓRIO)
– Medicações de uso contínuo (remédios para pressão, diabetes, tireóide…) Devem ser utilizados normalmente ao chegar em casa.
– As meias de compressão elástica, podem ser retiradas ao chegar em casa.
– Exposição solar prolongada somente após 2 meses, com pequenas exposições e sempre utilizando filtro solar. Exposição antes deste período pode escurecer as cicatrizes.
– Parestesia (dormência) das áreas operadas, quando presentes, podem demorar de 5 a 6 meses para normalizar, ou até serem permanentes.
– Na hora de dormir, manter decúbito dorsal (com as costas na cama), sendo permitido deitar-se de lado após duas semanas e ventral (de bruços) somente após 60 dias da cirurgia.
– Geralmente não são necessárias sessões de drenagem linfática.
3. RESTRIÇÃO BRAÇOS
– Durante os primeiros 30 dias de pós-operatório, não dirigir e não pegar grandes pesos.
– Não levantar os cotovelos acima dos ombros nos primeiros 30 dias. As mãos podem ser passadas nos cabelos ou no rosto, mas sempre com os cotovelos próximos do corpo.
– Usar preferencialmente blusas com abotoamento frontal ou que não requeiram levantar os braços para vestir. Evite movimentos que requeiram esforço excessivo dos braços. Isso é fundamental para que você tenha uma boa cicatriz!
– Depilação nas axilas, somente após 14 dias da cirurgia.
4. SUTIÃ
– Usar sutiã cirúrgico durante os primeiros 60 dias de pós-operatório. Ele deve ser utilizado continuamente, sendo retirado apenas para os banhos.
– Após esse período, há liberação para uso de sutiãs normais.
5. EDEMA (INCHAÇO)
– As mamas permanecerão inchadas durante os primeiros meses, tomando forma e tamanho próximos aos definitivos, após 4-6 meses.
6. BANHOS E CURATIVOS
– Banhos liberados no dia seguinte a alta hospitalar.
– Os ferimentos cirúrgicos nas mamas só podem ser molhados a partir de 48h da alta hospitalar.
– Durante os banhos molhar e lavar as mamas usando sabão antiséptico (adquirir na farmácia), lavando ferimentos delicadamente e enxaguando ao final. (pode tomar quantos banhos quiser, mas molhar e lavar as mamas apenas 1 vez por dia, nos primeiros 30 dias).
– Em cirurgias onde a pele foi colada (cola de pele), lavar delicadamente com água e sabão as áreas coladas (não passar álcool, óleos ou hidratantes), secando em seguida. Proteger as feridas com curativo de gaze com micropore (preferencialmente da marca 3m).

– Com o passar das semanas a cola começará a soltar espontaneamente. Não retire a cola, deixe ela sair sozinha. Observe a ilustração abaixo.
7. ATIVIDADES FÍSICAS E SEXUAIS
– Exercícios físicos e prática de esportes somente após 60 dias de pós-operatório, sempre reiniciando com cargas mais leves (adaptação) nos primeiros 14 dias após reinício das atividades físicas;
– Evitar atividades sexuais no primeiros 30 dias de pós-operatório.
8. EXPOSIÇÃO AO SOL
– Exposição solar prolongada somente após 2 meses, com pequenas exposições e sempre utilizando filtro solar. Exposição antes deste período pode escurecer as cicatrizes de maneira definitiva.
9. ALIMENTAÇÃO
– Não consumir bebidas alcoólicas no primeiros 14 dias de pós-operatório;
– Evitar consumo de açúcar, alimentos ricos em farinha (pães,…) e alimentos muito gordurosos;
– Dê preferência a carnes magras (frango, filé mignon, patinho, tilápia…).
10. DRENO (QUANDO HOUVER)
– Quando houver dreno, é normal a saída de secreção avermelhada (parecendo “água de carne”) dentro do dreno e em volta de seu curativo;
– Jamais lave dentro do dreno;
– O dreno sempre deve estar sanfonado para funcionar;
– Apenas manipule o dreno em caso de perda do vácuo ou caso o mesmo estiver cheio. Nesses casos esvazie o dreno e refaça o vácuo (aperte como na fotografia).

Te desejo uma ótima recuperação pós-operatória!
dr. rafael busatto
Cirurgião Plástico
CRM 8513
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Residência Médica em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
horário de atendimento
Segunda a Sexta
08h às 18h
clínica maxximed
Edifício Maxxi Advanced Business, Torre 2,
Rua Alfeu Alves Pereira, 79 – Sala 203
Enseada do Suá – Vitória – ES
(Ao lado do Shopping Vitória)
(27) 2142-2215 / (27) 99868-9186